Lilypie Third Birthday tickers

Lilypie Third Birthday tickers

Lilypie Second Birthday tickers

Lilypie Second Birthday tickers

O tal do "Nana, nenê"

Já li metade do livro e aprendi muita coisa. Aprendi que de 10 coisas que não se deve fazer para a criança dormir nós fazemos 6 ou 7. Aprendi que além de errarmos na hora de dormir, erramos também nos horários das meninas. E erramos, também, na quantidade de comida. É, não era pra eu me deparar com tantos erros se o livro focasse somente na questão do sono, mas não, ele teima em falar da rotina da criança de uma maneira geral. E dá-lhe erro nosso. Rs

Claro que não precisamos radicalizar como é colocado lá. Claro que não precisamos seguir nada à risca se estivermos confortáveis, e as meninas confortáveis e saudáveis. Claro que é só um livro, que eu posso colocar na prateleira e nunca mais olhar pra ele. Posso até doá-lo e nunca mais olhar pra ele. Mas eu comprei por uma questão e é dessa questão que eu quero tratar.

Insistem, no livro, que a criança tem que tomar café da manhã às 8hs, almoçar ao meio-dia, lanchar às 16hs e jantar às 20hs. Insistem que o banho deve ser antes do jantar. E que depois do jantar devemos ficar, no máximo, 10 minutos com a criança antes de colocá-la no quarto escuro, sozinha, ainda acordada, para dormir. Bem, essas são algumas das coisas que eu discordo do livro.

Discordo porque a Lia NUNCA, quando eu digo nunca é nunca em tempo algum, dormiu às 20hs. Assim como a Marina não dorme. E elas não dormem porque o horário da casa é outro. O horário da casa é ir para o quarto lá pelas 21hs, 21h30. E, consequentemente, acordar 8h30, 9hs. O almoço é 12, 12h30 e o jantar é 19h30, 20hs (até que não diferimos tanto do livro aí). O banho é DEPOIS do jantar, isso aprendemos com o pediatra e já vimos em programas de tv sobre educação infantil. E NUNCA, JAMAIS colocaremos nossas filhas em um quarto escuro acordadas. Se nós, adultos, não dormimos assim, por que elas devem? Nós dormimos com a tv ligada (com timer) e elas com uma luz fraca. Enfim, já tô prevendo fracasso aqui em casa com a teoria do livro.

Ontem teimei com o marido que devríamos tentar. Até acho que devemos tentar. Mas com adaptações. Deixarei uma luzinha ligada sim e o horário será o nosso. O restante podemos concordar. Aliás, já coloquei em prática duas sugestões ontem mesmo. A primeira é para não fazer dormir durante o dia no escuro, no silêncio. Isso é para a noite. Então as duas dormiram com a tv ligada e a luz ligada, como provam as fotos do post anterior. E a outra sugestão é para, se a criança chupa chupeta, deixar várias na cama, ao seu alcance, para que ela encontre uma facilmente caso acorde durante a noite e seja um motivo a menos para ela levantar da cama. E fiz isso. Deixei quatro.

Não sei se por conta das mudanças de ontem ou se por qualquer outro motivo a Lia dormiu a noite inteira na cama dela. Dormiu das 22 às 9hs! E preencheu todas as características de crianças que dormem bem. Segundo o livro, dos 6 meses aos 5 anos a criança deve dormir 11 ou 12 hs por noite. Agora se ela dormiu bem, significa que eu não preciso colocá-la para dormir no escuro com o portãozinho no quarto para ela não sair de lá? Não mencionei o portãozinho antes? Pois é, essa é outra sugestão, pra criança ficar no quarto podemos transferir o portãozinho da cachorra pra ela, que tal? Hahaha

Eu juro que não sei. Quando li ontem estava certa de fazer tim-tim po tim-tim o que eles mandavam. Cheguei, inclusive, a brigar com o marido por isso. Já hoje, descansada, não penso assim. Pode ser que se ela recomeçar a acordar e ir pra nossa cama e eu fique um bagaço no dia seguinte eu retome os planos do livro, mas por enquanto nem a pau, Juvenal!

2 comentários:

  1. Flávia!
    Não lembro dos detalhes do livro... por exemplo, do tal portãozinho (não lembro de ter lido a respeito).
    O número de chupetas no berço foi a primeira coisa que fiz!!! Fácil essa, né?!
    Escuro total, não fiz...
    O que lembro que segui, fielmente, foi aquela tabela dos tempos de espera...
    E o João Pedro tinha 7 meses. Acho que deve ser mais fácil do que com (quase) 2 anos!!! Ele não saia do berço, por exemplo!!!
    bjo e boa sorte!!!

    ResponderExcluir
  2. Olha, sao tantas teorias, tantos livros, tantos tantos, que a gente fica doidinha. Nos dois livros que li (EUA e UK), os horarios sao diferentes. Horario de crianca ir pra cama eh as 19h, sem discussao, pra dormir ate as 7h (no nosso caso faz sentido, porque ambos iremos pro trabalho super cedo). E insistem em criar uma rotina de dormir que dure 30 minutos, nem mais nem menos, e sugerem varias opcoes. Jantar sempre antes do banho. Sempre colocando o bebe no berco ainda acordado, mas nao precisa ser no escuro total, que eu saiba. Vou te falar que quando implementei isso com Laura, deu super certo logo depois de 3 dias e ela ficou nessa por um bom tempo, ate que ficou doente, e depois foi Romenia, doente, dente, Brasil... e nunca mais tentei. Vou esperar ela entrar na creche e se adaptar pra tentar de novo, ou nao.

    Boa sorte!!

    ResponderExcluir