Lilypie Third Birthday tickers

Lilypie Third Birthday tickers

Lilypie Second Birthday tickers

Lilypie Second Birthday tickers

Castigos diários

A Lia já entrou na fase de testar os limites. Tá, eu sei que esta fase já começou faz tempo, mas só agora começou a ficar mais difícil educá-la. E eu sei que é só o começo. Ela não é mal educada, chiliquenta, respondona, nem nada do gênero. Ela é um anjo, como eu não me canso de dizer. Mas anda testando a paciência da mamãe, chorando quando ouve não e teimando com tudo.

E o que eu faço? Eu deixo de castigo. Claro que antes falo uma, duas, três vezes. Ameaço que, se não parar, vai para o castigo. E, obviamente, ela não para. Então é sentada em um lugar sem graça da sala, sem acesso à tv, sem que ninguém converse com ela. E fica lá por 90 segundos. A regra é um minuto por ano, mas ela tá quase fazendo dois e eu tô achando que 60 segundos já não estão adiantando.

Na verdade agora eu estou achando que nem se eu deixar cinco minutos vai adiantar. Ela já senta, fica quieta, ou fica falando, ou brincando com as mãos. E só quando ela percebe alguém nas proximidades ela finge chorar. Dá uma vontade enorme de rir, juro.

O mais engraçado é que depois do castigo a gente tem uma conversinha e ela já estava ficando espertinha e antes mesmo d'eu perguntar "vc não vai mais fazer isso?" ela já estava sacodindo a cabeça com o não. Agora eu tento variar, eu pergunto se ela vai parar. E muitas vezes ela sacode a cabeça com o não. Aí eu falo que ela deve então ficar mais no castigo e pergunto de novo, até que ela entenda a pergunta e responda de acordo.

São uns 3 castigos por dia, em média. E, em geral, próximos um do outro. Acho que é na hora que ela está cansando tb, que eu tb estou um pouco menos paciente, será?

E, nossa, se ela não tem dois anos e já está difícil, imagine na adolescência? Claro que não é aqueeeela dificuldade, mas já cansa, já me deixa doidinha. E terei também uma outra pequenina que logo estará testando seus limites também! Socorram-me!

Um comentário:

  1. Aqui em casa, o lugar do castigo é uma sala que raramente é usada... não tem TV. O João Pedro chama de sala do castigo. Teve uma fase que o castigo não estava funcionando, então, dei um tempo. Mas agora, é super eficiente!!! bjo

    ResponderExcluir