Lilypie Third Birthday tickers

Lilypie Third Birthday tickers

Lilypie Second Birthday tickers

Lilypie Second Birthday tickers

Comparação

Eu sempre morri de rir das pessoas que ficavam comparando umas às outras. Minha avó paterna é mestre em fazer isso, ela consegue "desconstruir" uma pessoa fazendo com que ela não seja UMA pessoa e sim uma junção de várias pessoas da família. O mais engraçado é que quem faz isso costuma esquecer que as pessoas têm dois lados da família e, no caso da minha avó por exemplo, ela diz que temos características somente do lado dela, claro.

Mas hoje me pego fazendo isso o tempo todo. Comparo as minhas duas filhas todos os dias. Mas não é por mal e espero que não seja assim pra sempre. Comparo mais as aparências do que o gênio. Comparo a experiência que tive/tenho com cada uma. E, às vezes, rio de mim mesma fazendo isso. Só que, como eu conheço os dois lados das famílias das meninas, consigo ver características dos Monteiro ou dos Cabrini.

A Lia era mais calma que a Marina. A Lia sofreu mais de cólicas. A Marina é maior e mais pesada que a Lia na mesma idade. A Lia teve seborréia mais cedo e a da Marina tá aparecendo agora. A Lia pegou chupeta. A Marina baba mais. A Marina gosta mais do banho. A Lia soltava menos pum. A Marina faz mais cocô. A Lia dormia mais. E a comparação não tem fim.

Torço para não ser uma coisa ruim, torço para não magoá-las nunca comparando-as. No meu livro favorito do momento, "Educando e Elogiando Meninas", fala bastante disso, de jamais criticar comparando, nem mesmo elogiar comparando. E eu hei de fixar essa regra na minha cabeça e nunca compará-las verbalmente.

Mas, enquanto comparar não machuca ninguém, até porque em momento algum eu digo que uma é melhor que a outra, vai mais uma sesão de fotos comparativas com a mesma roupinha. Se eu tivesse visto as da Lia antes (I mean, já vi, claro, mas não lembrava) eu teria colocado a Marina na mesma posição. Só seria difícil importar os braços da tia Lalá! Braços esses que estão devendo uma visita! Ah, a Marina está na cadeirinha florida.

3 comentários:

  1. Flavinha, imagine quando forem 3, a gente nem consegue mais lembrar. Meu marido dizia que um você pega com mão direita o outro com a mão esquerda, e o terceiro nos dentes...rs

    ResponderExcluir
  2. Flávia!
    Nessa foto eu consigo ver qual é uma e qual é outra!!! Mas naquela do face, impossível!!!
    bjo, Manon

    ResponderExcluir
  3. Tenho 2 comentários: até hj somos comparadas... 2 irmãs, menos, mas somos... As vezes enche um pouquinho o saco, mas acostuma rs.
    Outro comentário, é que eu não vejo a hora de tirar a foto com a Marina tb... Eita saudades dessa familia que eu tanto adoro!!!

    ResponderExcluir