Lilypie Third Birthday tickers

Lilypie Third Birthday tickers

Lilypie Second Birthday tickers

Lilypie Second Birthday tickers

Ter ou não ter filhos?

Há uns dias uma amiga postou no Facebook um blog sobre não ter filhos /ou o direito de não tê-los. E eu cliquei em curtir. Curti o fato de todo mundo ter o direito de não querer ter filhos. Claro que tem. Ninguém deve ter filhos, simplesmente, pela pressão social, por achar que está na hora, porque o companheiro quer. Ter filho é uma experiência sem volta, é uma mudança radical de vida e tem que ser uma decisão muito bem pensada antes de ser tomada.

O que eu quero dizer é que DIREITO de não querer filhos todo mundo tem. Assim como todos têm direito a nunca cortar o cabelo na vida. Ou direito a depilar as sobrancelhas. Ou ainda direito a se auto-mutilar, chicoteando-se diariamente. Eu só não indico que as pessoas optem por qualquer uma dessas coisas. Acho super legal cortar o cabelo, experimentar novos cortes, variar estilos. Acho lindas sobrancelhas bem feitas, sejam elas grossas ou finas (eu prefiro as grossas). Acho bonito um corpo sem grandes cicatrizes nas costas e uma vida com menos dor possível. E, claro, ter filhos é a maior bênção da vida de uma pessoa. Pelo menos, a meu ver.

E não falo de parir, simplesmente, falo de SER mãe. De estar lá. De amar incondicionalmente. De colocar os filhos antes de tudo e todos. É aquela velha máxima, mãe é quem cria. E ser mãe é indescritível. (Vai, eu posso falar, já estive dos dois lados, já não tive filhos e já tive filhos. E, sem dúvida, a vida cuidando de outras vidas é... É.) 

Ontem fiquei pensando nisso nas horas que fiquei acordada, na cama ao lado do berço da Marina, lendo e ouvindo a respiração entrecortada dela. Eu estava preocupada dela sufocar com o nariz entupido (lembrem-se que tive uma experiência traumática que juntou Marina e falta de ar). E fiquei ali, até quase 5hs da manhã, vigiando a cria, sem nem pestanejar. O sono me abandonou sabendo que eu precisava estar ali para ela. E eu o fiz com o maior amor do mundo. Fiz e farei quantas vezes precisar. Óbvio.

Mas uma coisa que fiquei me perguntando foi, será que existe alguém são, saudável da cabeça e do corpo, que não queira os filhos que tem? Alguém que ache que a vida era melhor sem os filhos? Claro que deve ter, aos montes, mas eu jamais conheci alguém que reconhecesse isso. Jamais. Mesmo os meninos mais babacas que foram pais precocemente e mal participam da vida das crianças dizem que filho é maravilhoso. E aí? E a pressão social para você dizer isso? E a pressão social de amar seus filhos incondicionalmente? Sério. Essa pressão é enorme também, não?

Dizer que você se arrepende de ter um filho, de que foi a pior coisa que fez na vida parece loucura. Mais louco ainda se formos analisar o mal que isso pode/deve causar à cria. Vai ver é por isso que existe a pressão de fazer com que tudo pareça um mar de rosas.

Mas agora fico com a pergunta na cabeça, será que estas pessoas têm direito de se arrepender? Se as pessoas têm o direito de se separar, direito de pedir demissão, direito de vender tudo o que têm, direito de sumir no mapa e não dar mais notícia, por que não teriam o direito de dizer que ter filho não foi a melhor escolha?

Um comentário:

  1. Flá, não sei se é arrependimento, mas DESESPERO:
    Mães que jogam os filhos no lixo
    Agora mães que engravidaram e não estavam prontas ou as vezes afim (existem casos e casos, nós sabemos bem disso), e que colocam os filhos para a adoção. Como falei, mães que colocam os filhos para adoção o fazem por uma GAMA ENORME de motivos, mas acho que alguns deles é: NÃO DAR CONTA...
    E sim, tem mães que abandonam os filhos com os pais. Claro que vemos muito mais pais que abandonam os filhos com as mães, mas os casos existem...
    Acho que diferente do que o senso comum prega, ser mãe, ou pai, não é para todo mundo. OU para qualquer um. E acho que isso vale um ouuutro post aqui ou lá (no Rainha do meu Tanque) rs.

    ResponderExcluir